Protestar, tudo bem, mas precisa queimar pneu?

Publicado: 11 de março de 2011 em Texto
Tags:, ,

Tem muitas coisas que me deixam irritado.

Gente chata

Musica ruim alta no ônibus

Telefone tocando enquanto eu to no banho

Barulho de bolinha de gude batendo uma na outra

Enfim, muita coisa.

Às vezes eu até acho que sou muito chato, mas uma coisa que me irrita profundamente é gente que faz protesto queimando pneu no meio da rua.

Eu tava dando uma passada no blog do Elias Almeida onde ele falou sobre um protesto que os moradores do Bairro Bonfim fizeram contra as enchentes.

Eu fico me perguntando:

Quando eles foram morar em um bairro baixo perto de um rio eles não imaginaram que talvez aquilo enchesse numa chuva forte?

Queimar pneu vai fazer o rio não transbordar mais?

Queimar pneu vai fazer as chuvas pararem?

Será que esse povo não vê que queimando pneu eles contribuem mais pro aquecimento global, que por sua vez faz com que o tempo fique mais instável, com mais possibilidades de haver chuvas mais fortes e, novamente alagamento de suas residências?

Eu me arrisco a dizer que 90% das pessoas que queimam pneu na rua nunca foram à prefeitura reclamar da situação do bairro, ou falou com o secretário de obras ou do meio-ambiente, enfim, é gente que ta ali pelo fervo, pra aparecer na televisão.

Existe um termo técnico pra esse tipo de atitude: Babaquice.

Queimar pneu é como a violência: é a arma dos fracos. É o tipo de reação que tira a razão de quem a tem.

É um tipo de protesto muito fácil:

Minha casa alagou – queima pneu

Mataram um cara – queima pneu

Descobriram corrupção na prefeitura – queima pneu

O Brasil perdeu a copa – queima pneu

O pneu do carro furou – Troca o pneu e queima o pneu velho.

Vou lançar um desfio: Da próxima vez que acontecer alguma coisa digna de protesto, junta a galera do bairro e vai pra prefeitura reclamar. Ou melhor: vai reclamar ANTES da tragédia anunciada acontecer.

Se você não conseguir juntar um número bom de moradores eu tenho uma dica: vai ali na borracharia do bairro, aposto que já vai ter uma renca lá separando uns pneus velhos pra queimar.

comentários
  1. Vinee disse:

    oow cara.. peraee… vc tem o direito de achar o que quiser, mas cuidado com o q posta na internet pra naum gerar um pensamento preconceituoso. “Babaquice” Pegou pesado, hein? vc tem que lembrar q o Bom Fim não é um bairro de invasão, isso quer dizer que a prefeitura loteou aqueles terrenos, os moradores ali não são ilegais. Então o erro é da prefeitura, não de quem comprou um lote perto do rio. Mas eles tiveram escolha? Proponhamos então que todos saiam de suas casas e vão morar em um condomínio cercado, construído sob os padrões do urbanismo, você paga? Aham… Então vamos analisar bem o contexto, porque o protesto pode fazer mais sentido do que parece: nos dois últimos anos têm ocorrido enchentes grandes, não só no Bom Fim, mas em vários bairros baixos, inclusive o Centro. Isso vem acontecendo por que o assoreamento (entulhos, lixo e o próprio barro) diminuiu bastante a profundidade dos rios da região [e isso ocorre inclusive com os rios mais bonzinhos das melhores bacias]. Até onde eu sei, já havia sim a petição para a dragagem dos rios, e a prefeitura já tinha recebido até a verba para realizar o trabalho, mas não o fez. É revoltante ter que levantar os móveis TRÊS VEZES POR VERÃO por causa de um assunto que já poderia ter sido resolvido, não acha? Mas pra quê queimar pneu? Se quer saber a verdade: porque incomoda. E adianta? Vejamos: depois do protesto, foi feita uma reunião onde a prefeitura assinou um papel se comprometendo a dragar os rios e também construir, no mínimo, umas duas barragens em pontos estratégicos. Sabe, a meu ver aqueles protestantes não são tão “babacas” assim… E, se com isso tudo eu não conseguir gerar pelo menos uma reflexão, só posso concluir uma coisa: nunca entrou água na sua casa.

    • Vine, o babaquice foi pra quem ta no protesto só por estar,mas nunca foi reclamar na prefeitura, ou com algum orgao responsável.
      Ficar xingando na rua e fazendo fervo pra camera de reportagem é fácil
      quero ver se mexer na hora que o laço não tá apertado.
      eu sei que já entrou agua na sua casa, não digo que voce mora em lugar irregualr.
      usei o exemplo do bonfim mas não digo só deles, aqui no meu bairro bloquearam a rua principal, ferraram um trecho de asfalto porque uma cara morreu reagindo a assalto.
      ou seja, por bobeira.
      não to chamando de babaca a todos os que proestam, e sim àqueles que vão na onda, só pelo fervo.
      não me leva a mal não, vine.

  2. Vinee disse:

    Hum… Sendo assim, menos mal. Mas ainda acho que a participação, mesmo de quem não está sendo prejudicado, é válida se for por uma causa justa. Não creio que cada um precise ir fazer reclamação por escrito antes de protestar, contanto que algum representante já tenha feito. E algo me faz acreditar que a maioria daquelas pessoas que queimaram pneus tinham motivos para estar ali. É claro que haviam os bagunceiros, mas os protestos tinham os seus organizadores que estavam ali pra negociar. Sobre a minha casa, sei que você não tava falando que ela é irregular, nem tinha levado pra esse lado. Realmente não. =) Só escrevi aquilo porque no seu post parece eu você culpa os moradores das regiões próximas dos rios por viverem num lugar assim, mas não menciona que muitas pessoas não tem a opção de escolherem um lugar melhor. E mesmo assim, o caso do Bom Fim (e dos outros bairros) não é meramente natural, é algo que a prefeitura poderia ter impedido, portanto o protesto é coerente. A queima dos pneus não vai fazer parar de chover, mas vai fazer a prefeitura se mexer. E sobre o cara que morreu aí, concordo que é bobagem reagir a um assalto, mas o protesto por causa da falta de segurança não é nenhuma bobeira, não. Concorda que ninguém precisa fazer uma reclamação por escrito pra que a prefeitura fique sabendo que a violência por aqui é alta, né? E mesmo assim ninguém faz nada. Não é revoltante? Pena que segurança a gente não resolve dragando o rio e construindo barragens, mas isso é outra história… Deixe que os caras queimem os pneus, pelo menos é um fervo organizado, e dá um susto no prefeito.
    E eu não te levo a mal, não. Só acho que tem coisas mais absurdas pra criticar. Abraços.

    • Ta certo, Vine.
      Mas pensemos por este foco:
      Uma das maiores manifestações populares do Brasil -senão a maior- foi o movimento dos Caras-pintadas, em 1992, pra tirar do poder o presidente Collor.
      Em 1992 os recursos eram menores, a escolaridade do povo era menor, os meios de comunicação eram mais lentos, etc.
      Contudo, os estudantes daquela época conseguiram derrubar um homem do cargo mais alto da república sem queimar um único pneu.
      Não sou contra os protestos, que são uma arma que o povo tem para se defender.
      Sou contra esse tipo específico de protesto, que se tornou banal e, não obstante, Altamente prejudicial ao meio ambiente.
      Eu espero ver ainda o povo se oranizando pra fazer movimentos inteligentes, sem precisar poluir o ambiente.
      No mais, se quiserem queimar pneu, queimem na frente da prefeitura. Lá sim o Prefeito vai se incomodar, porque afinal, se cada vez que queimassem pneus o problema fosse solucionado não haveria mais nenhuma ponte por fazer, nenhum rio sem dragagem, nenhum motorista imprudente…
      Protesto é válido.
      Reclamar é um direito garantido por lei.
      a forma como se faz isso é que é opcional.
      Vai ser feito da forma fácil ou da forma inteligente?

      • Vinee disse:

        Aí eu concordo contigo, vc devia ter postado isso no blog no lugar daquilo que você escreveu… fica mais coerente e bonitinho kk’ … bom, agora que chegamos a um acordo, quero falar q foi massa debater aki, me diverti bastante… o blog é bem bacana, só não pude deixar mesmo de protestar sobre a forma com que você escreveu ali em cima… confesso que quase fui queimar pneu na porta da tua casa hehe.. (tá.. nem foi tanto assim) abraços

Deixe um comentário